Nanotecnología responsável |
A degradação do meio ambiente converteu-se num dos problemas mais importantes da época actual, repleta de muitas fontes e causas.
Uma
das grandes causas da deterioração do meio ambiente é a agricultura.
Todavia, a utilização de estufas para a produção agrícola
reduziria por sua vez a danificação e a utilização
excessiva do terreno, assim como, o consumo de água.
A extracção de minerais da terra constitui outro problema. Contudo, a nanotecnologia reduzirá em grande parte a necessidade de minerais e muitas minas poderão ser fechadas.
Além disso, poder-se-á limitar muito mais o número de fábricas de produção, cuja actividade contamine gravemente o meio ambiente. Em suma, as novas tecnologias permitem reduzir e controlar as actividades contaminantes , por outro lado, uma fabricação mais económica permite a implementação de melhorias a um custo relativamente baixo.
A energia solar armazenável reduzirá as emissões de cinza, fuligem, hidrocarboneto, NOx, CO2 e petróleo. Na maioria dos casos, serão concedidos importantes incentivos económicos para implementar o mais rápido possível novas tecnologias mais eficientes. Inclusive, a fabricacão molecular auto-contida poderá permitir um rápido desenvolvimento de tecnologia sem prejudicar o meio ambiente em zonas que não dispõem de infra-estruturas tecnológicas.
Relacionados:
- Espinafres
como fonte de energia electrónica
- Nanosensores
químicos
(em espanhol)
(em espanhol)