Nanotecnología responsable
Nanotecnología responsável

Riscos Nanotecnologia: uso criminal

Caso certos aparelhos, muito mais resistentes, potentes, e compactos, chegassem às mãos de criminosos e terroristas poderiam causar grandes danos à sociedade. Além disso, corremos outro risco: talvez não consigamos desenvolver a tempo novos sistemas de segurança e defesa, contra este tipo de aparelhos, que possam ser instalados de forma imediata ou exaustiva.

Os terroristas teriam tudo a seu favor para cometer os seus actos criminosos, inclusive, armas químicas e biológicas muito mais potentes e fáceis de ocultar poderiam ser fabricadas. Seria possível produzir todo tipo de aparelhos, inclusive diferentes géneros de armas mortais activadas por controlo remoto, difíceis de detectar ou evitar.

Se fosse possível obter este tipo de armas através do mercado negro ou através da sua fabricação caseira, seria difícil encontra-las antes de serem activadas. Por outro lado, se quiséssemos estabelecer mandatos de busca em casas escolhidas ao acaso, estes seriam inaceitáveis, com base nos direitos humanos, na maioria dos países desenvolvidos. Detectar um criminoso após o atentado seria também tarefa árdua, visto que muitos dos aparelhos podem ser activados através de uma rede de informática, ou seja, o criminoso não precisaria de se encontrar no local do crime.






 






Riscos da Nanotecnologia


Nanotecnología/Avanços tecnológicos



(em espanhol)


comments powered by Disqus
Compartir en Facebook
Twitter
Google
LinkedIn
Email