Nanotecnología responsável |
Perante todos os riscos da nanotecnologia, os governos podem cair em/na tentação de ilegalizá-la. Nós, no entanto, não pensamos que seja a solução ideal. Um grande número de países já invertem milhões de dólares na pesquisa no campo da nanotecnologia básica. Dentro de uma década, as grandes empresas terão acesso à nanotecnologia avançada.
Será impossível ilegalizá-la a nível mundial e, se os países com um maior conhecimento dos riscos potencias da nanotecnologia renunciarem ao seu desenvolvimento, então serão os países menos responsáveis os que a desenvolvam e comercializem. Além disso, uma regulamentação legal não afectará em grande medida aos programas militares clandestinos.
Teóricamente poder-se-iam retardar os avanços em nanotecnologia molecular com maiores restrições legais, mas isso poderia piorar a situação a longo prazo. Caso retardarmos o desenvolvimento da nanotecnologia molcular até que for relativamente simples, depois seria mais complicado chegar a comprender todos os programas de nanotecnologia que funcionem já.
Além disso, com uma base tecnológica mais avançada, os produtos nanomoleculares estariam disponíveis antes do previsto, e, portanto, a sociedade teria menos tempo para se adaptar às inevitáveis mudanças socio-económicas.
(em espanhol)
(em espanhol)