Nanotecnología | Nanotecnología responsável | Riscos Nanotecnología | Riscos Nanotecnologia, desequilíbrio social
Nanotecnología responsable
Nanotecnología responsável

Riscos Nanotecnologia, desequilíbrio social

Os novos produtos e estilos de vida podem provocar desequilíbrios sociais. Por exemplo, poderiam integrar-se aparelhos médicos en seringas mais finas do que uma bactéria, algo que talvez permitiria modificações ou estimulações cerébrais de forma mais simples, com efeitos semelhantes aos de toda uma variedade de psicoactivos.

A maioría de sociedades consideram necessária a prohibição de certos produtos: armas de fogo no Reino Unido, a melancia sem pevides no Irão, objectos sexuais no Texas, certas substâncias como a marijuana nos EE.UU., e as bebidas alcoólicas nas sociedades islâmicas. Embora muitas de estas restrições se fundamentem em princípios morais diferentes dos da maioria da população mundial, a sua existência indica a sensibilidade das sociedades - ou, no mínimo, dos seus governantes - perante produtos indesejáveis.






 






A capacidade de fabricar produtos ilegais através de fábricas privadas poderia desequilibrar a sociedade e estimular a implementação de uma regulamentação sobre tecnologia excessivamente rígida. Além disso, a nanotecnologia faz possível a aparição de novos estilos de vida que também poderiam provocar desequilíbrios sociais. A procura de produtos ilegais já existe, os estilos de vida, porém, mudam ao longo dos anos. Portanto, o impacto da mudança de estilos de vida seria menos importante. Contudo, alguns dos possíveis estilos de vida (sobretudo no âmbito do sexo, das drogas, do divertimento e das modificações genéticas ou corporais) poderiam incomodar de tal maneira aos eventuais espectadores que a súa mera existência poderia provocar desequilíbrios.

Riscos da Nanotecnologia


Nanotecnología/Avanços tecnológicos



(em espanhol)


comments powered by Disqus
Compartir en Facebook
Twitter
Google
LinkedIn
Email